A importância da protecção ocular

Os olhos são órgãos muito sensíveis do corpo humano e como tal propícios a acidentes cujas causas podem ser das mais variadas, nomeadamente:
• Projecções de poeiras, provocadas por acção de correntes de ar, vento violento, operações de polimento;
• De partículas metálicas ou não, provenientes de ferramentas ou de peças trabalhadas ou ainda devido à natureza das superfícies das peças;
• Partículas de tinta, líquidos corrosivos, reboco projectado, argamassa e ainda metal em fusão durante as operações de soldadura.
Quando a protecção dos olhos não puder ser assegurada por dispositivos de protecção colectiva, as protecções oculares individuais devem ser objecto de selecção criteriosa em função dos riscos associados à execução de cada tipo de trabalho.
 As suas principais características e utilizações são função das armações ou das oculares, podendo-se encontrar:
• Óculos com armações clássicas e com escudos: os clássicos protegem apenas choques moderados e só se aplicam quando não for necessária a protecção lateral, por exemplo em trabalhadores de torneamento, furação, trabalhos sobre pedra pouca dura, circulação das oficinas.
• Óculos com armações e protecções laterais, protegem quaisquer projecções sólidas ou radiações que possam atingir o olho lateralmente, nomeadamente durante operações de esmerilagem e de soldadura a gás, nos trabalhos com madeira ou materiais plásticos e pelos ajudantes de soldadores a arco.
• Óculos lobo e de máscara: podem ser munidos com uma ou duas oculares que envolvem a região orbital, sendo as armações geralmente em materiais plásticos flexíveis e equipados com uma correia regulável.
 Os óculos são utilizados na protecção contra poeiras, gases e vapores e contra projecções de partículas ou líquidos.
Saliente-se que os óculos estanques às poeiras ou às projecções de partículas e de líquidos, são geralmente ventilados para evitar a condensação, mas deve ter-se em atenção que o dispositivo de ventilação é concebido em função do agente que se pretende proteger.
Para a escolha de protecção ocular adequada deve ter-se em atenção um conjunto de características que podem ser comuns a todas as utilizações, nomeadamente: as de boa transparência e campo de visão, neutralidade óptica, indeformabilidade; infamabilidade; resistência aos choques; resistência à abrasão; ausência de estilhaços cortantes por ocasião de uma rotura; e insensibilidade ao vapor de água.

 Devem também considerar-se outras características específicas conforme os riscos na sua utilização, a própria forma e ainda os materiais que as constituem.

Sem comentários:

Enviar um comentário